Visitem-me
••••► LUME
ღ
A base da nossa essência...
Concepção e Nascimento.O desenvolvimento mental é uma construção contínua e possui suas fases e formas de organização da atividade mental que se vão se aperfeiçoando e se solidificando de acordo com as vivências e a amadurecimento de cada ser, de acordo com a sua hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida e nos acompanham sempre que algo nos faz recordar, por isso e essencial que nas primeiras fases da nossa vida tenhamos boas recordações e que nos tragam sensações agradáveis.
A Mente tem como funções:
· Consciência;
· Pensamento;
· Memória;
· Perspicácia;
· Cognição;
· Sono;
· Inteligência;
· Sabedoria;
· Ideias;
· Afetos;
· Sentimentos;
· Sentidos.
O desenvolvimento humano têm nove fases distintas na vida, embora algumas pessoas podem ter mais ou menos, pois, algumas vão além. e outras estacionam entre algumas, daí estas pessoas terão que serem auxiliadas de alguma forma, para prossigam o estágio natural das fases.
Mas, hoje trataremos da primeira (Pré-Natal) e segunda fase (nascimento) do desenvolvimento humano, que se inicia com a concepção, com o nascimento e termina com a queda do cordão umbilical, a primeira tem geralmente a duração de nove meses e a segunda tem duração média aproximada de sete dias.
O recém-nascido normalmente nasce de modo pleno e provido para a vida, mas não respira no instante do nascimento. O obstetra o segura pelas pernas e bate-lhe na parte traseira para que tenha início o processo respiratório, que é seguido por uma ativação espontânea e automática das cordas vocais pela entrada de ar nos pulmões, e assim, temos o choro do nascimento.
O bebê é capaz de alguns desempenhos reflexivos como espirar; sugar quando possui fome, mesmo quando não lhe é ofertado alimento; digerir e eliminar os mesmos; o reflexo Plantar (distensão dos dedos do pé quando a planta do pé é estimulada); o reflexo de Moro (resposta a ruídos altos e repentinos caracterizada por estender braços e pernas e depois se encolher), e a maioria dos recém-nascidos apresentam o reflexo de Preensão (flexão dos dedos em virtude de pressão na palma da mão), além de ser capaz de responder a todos os tipos de estimulação sensorial como luz, som, odores, etc.
O livro Ling Shu, vai nos dizer que: “A vida se faz, através da Essência, quando as duas essências (da mãe e do pai) se unem, formam a Mente”. Assim então, a nossa Mente (Shen) vem das essências de nosso pai e de nossa mãe e depois ao nascimento, a sua Essência Pré-Natal é armazenada em nossos Rins e que irá fornecer a base biológica para esta mesma Mente (Shen). A vida e a Shen (Mente) de um recém-nascido, no entanto, dependem da sua alimentação física e espiritual Pós-Natal, que será sua oportuna Essência, ou seja, Espírito e Consciência.
Já no livro Spiritual Axis, irá nos ensinar, que “Quando o Estômago e os Intestinos são coordenados os cinco Órgãos Yin são pacíficos, o sangue é harmonizado e a atividade mental é estável. A Mente (Shen) deriva da Essência refinada da Água e da Comida”
Deste modo, podemos dizer que a Mente extrai seus fundamentos da essência de pai e mãe e se alimenta a partir da Essência Pré-Natal, registrada nossos Rins e da Essência Pós-Natal produzida pelo Estômago e Baço Pâncreas (alimentação) e pelo Pulmão (respiração).
Então podemos concluir a partir disso que existem três fases de condensação da energia Qi:
Aqui estão...
a) A Essência é energia fundamental na fisiologia orgânica que reside no Rim - Bem precioso.
b) O Qi é mais rarefeito (é o ar, respiração da nossa essência)
c) A Mente é Espírito ou Consciência, é Bem não material (emoções e registros de afinidades de laços familiares ou não)
As atividades da Mente vão se fundamentar na Essência e no Qi. Por isso, se a Essência e o Qi são intensos e floridos a Mente será Feliz, Calma e Atenta. Se a Essência e o Qi estiverem consumidos, a Mente (Shen) padece e torna-se Infeliz, Deprimida, Inquieta e Escurecida.
A Essência, o Qi, e a Mente são chamados de os “Três tesouros” (San Bao), que obedecem a seguinte relação: Céu (Mente/Shen), Pessoa (Qi) e Terra (Essência/Jing).
A celeridade da Mente conta com a Essência e com o Qi em seu alicerce fundamental. Sendo assim, adágio que a Essência é a “fundação do corpo e a raiz da mente”.
Por isso, a primeira e a segunda fase do desenvolvimento humano são tão importante para as memórias que iremos trazer conosco pelo resto de nossas vidas, pois, são elas que ao serem concebidas nos darão essencialmente a boa existência e plenitude do que somos na vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário