Os ortopedistas recomendam alternar os sapatos a cada uso, e variar a
altura, assim como o formato do salto, evitando que os pés se acostumem a um
tipo específico de salto ou formato.
Se você usa sempre o mesmo, ou usa sapatos inadequados, poderá ter dores nos pés, dores nas panturrilhas, calos e outros problemas. Os sapatos com salto agulha, salto alto (fino) e salto muito baixo não são recomendados. O salto mais recomendado para uso diário é o de até 2 cm para quem tem pouca curva nos pés e 4cm para quem tem o pé com mais curvatura. Os saltos mais largos e grossos dão maior sustentação e equilíbrio, e eles são uma boa opção para quem não pode ficar sem usar sapatos com salto. Os saltos plataforma e anabela são os mais indicados e trazem menos danos à saúde, desde que seus saltos estejam entre 2 e 4 cm, porque distribuem melhor o peso.
Verifique também, se as sapatilhas sem salto estão bem acolchoadas no calcanhar para evitar dores nas costas e nos joelhos, pois elas podem causar pequeno desequilíbrio sobre os calcanhares. E as mesmas dicas servem para os homens que gostam de sapatos de bico fino, sapatos com o frente mais largas e acolchoados são os ideais para que o seu dia seja não se transforme em um tormento.
O calcanhar suporta 35% do peso do corpo, procure modelos com essa área acolchoada ou compre palmilha. Os sapatos de bico fino aumentam a incidência de unhas encravadas e ao adquirir este modelo verifique se há espaço entre os dedos. O sapato errado pode causar problemas na coluna e circulatório, pois quanto mais alto o salto e dependendo do período que o utilizamos, é maior o residual venoso nas pernas, provocando maior retenção de líquido e fluxo sanguíneo que origina inchaço, varizes e outras doenças venosas.
Além disso, podemos ter diversos outros problemas nos pés e pernas, como: joanetes, calos na planta dos pés, dor no joelho, encurtamento do tendão de aquiles e esporão debaixo do calcanhar. e atenção, não adquira um calçado somente pela beleza ou porque usar salto alto deixa a mulher mais elegante e feminina, é melhor priorizar o conforto e o equilíbrio corporal que o salto adequado proporciona, além do que ele garante sua saúde.
Para os problemas circulatórios, edema ou inchaço o melhor tratamento ainda é a Drenagem Linfática, especificamente a DLM – Drenagem Linfática Manual - devidamente orientada pelo seu médico e com a execução da mesma por um terapeuta corporal de sua confiança.
Mas, também podemos diariamente dar alivio aos nossos pés, no final do dia é sempre bom fazer um escalda-pés e deixar seus pés descansarem por 20 minutos em uma bacia com água morna, com um pouco de sal grosso, pois o procedimento ajudará a drenar o excesso de líquidos e reduzirá o inchaço. Você também poderá usar sais de banho, ervas aromáticas, óleos essenciais, uma boa dica é colocar bolinhas de gude na água para massagear os pés,
quando terminar, não coloques os pés diretamente no chão sempre tenha uma proteção, o ideal é enxugá-los e calçar meias para mantê-los aquecidos. Esta é uma receita simples e antiga que proporciona uma sensação de bem-estar e alívio as dores nos pés, relaxam o corpo todo e ativa a circulação. Além disso, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, liberando as toxinas, relaxando e diminuindo o estresse, por isso, é indicado nas dores de cabeça.
No final, faça uma massagem relaxante nas pernas e nos pés com um bom hidratante, sempre de baixo para cima do calcanhar para a coxa, pois assim irá lhes proporcionar bem-estar, pois estará estimulando a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação da pele, além de trazer relaxamento imediato, fundamental após um dia de trabalho.
Cuidar dos pés é essencial, não para ter somente pés saudáveis, mas para adquirimos bem-estar mental e saúde corporal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário