Visitem-me ••••► LUME ღ
O sono é fundamental no processo de harmonização do nosso organismo, pois reações fundamentais para a manutenção da nossa vida ocorrem neste período. No entanto podemos citar alguns itens que podem provocar desequilíbrio em nossa aparência e organismo, entre eles temos o álcool, as drogas, o cigarro, o sedentarismo, a má alimentação e o mau-humor, podem causar uma péssima aparência gerada pela falta do sono restaurador.
Mas, o sono não assume apenas esse papel revigorante, ele possui outras finalidades essenciais para o nosso organismo. Pois quando dormimos pouco ou menos que o recomendado (de 6 a 8 horas) ou se acordamos diversas vezes durante na noite em consequência de distúrbios como apneia e insônia podemos causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos. A qualidade ruim do sono poderá desordena o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade, hipertensão, esquecimento, irritabilidade, cansaço mental, falta de disposição física, e de acordo com o grau de stress pode causar diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.
Mas como melhorar o sono...?
Os princípios são simples e básicos, como alimentação bem leve à noite, de preferência acompanhada de uma xícara de chá de erva calmante: camomila, erva-doce, capim-limão, erva-cidreira e evite alimentos que possam conter cafeína, deixe-os para ao acordar.
Música e luzes suaves são maneiras de transmitir a desaceleração do ritmo diário, e podem trazer um sono mais tranquilo, pois sabemos que os nossos sentidos passam informações para o cérebro que podem propiciar um relaxamento aconchegante.
Além disso, um aroma agradável e o ambiente podem ajudar, pois associados a uma massagem nos pés depois de um dia cansativo ou não, podem ajudar na produção de substâncias estimulantes ou relaxantes. A ordem é manter um ambiente acolhedor e harmonioso – prepare-o usando velas ou meia luz, use e não abuse de um aroma de sua preferência e nada de flores ou plantas no quarto, pois elas devem ficar em outras partes da casa, menos no quarto. Depois tome um bom banho morno, para então fazer uma automassagem nos pés com creme contendo algumas destas ervas como: erva-doce, camomila, lavanda, erva-cidreira e alecrim.
Automassagem nos pés
Quem não ama receber uma massagem, no entanto poucos se arriscam em ministrá-la nos outros. Por isso, na falta de um terapeuta corporal... Vamos ensinar uma forma rápida e independente de receber os benefícios do toque é fazer movimentos de pressão e distensão dos pés, procurando assim aliviar a tensão que se acumula durante o dia.
1. Comece o deslizamento com a bola de tênis, este movimento pode ser
feito sentado ou em pé, ao deslizarmos a bola de tênis pela sola do pé tocamos
em pontos doloridos ou adormecidos e assim, provocamos estimulações nervosas
que promovem efeitos de soltura e/ou distensão
musculares, ou seja, começamos a regular do tônus, o que provoca um
efeito de relaxamento. Quando sentir pontos doloridos pare e tonifique o local
friccionando a bola para frente e atrás, massageando-o. Este momento de fricção
poderá durar entre um a dois minutos para cada ponto dolorido.
2. Depois, com as mãos comece a friccionar a parte central de um dos pés, pressione ponto a ponto de dentro para fora dos pés, mantendo o movimento por alguns segundos antes de passar para outro ponto. Depois massageie em movimento circulatório e estique cada dedo suavemente, percebendo a musculatura e tendões.
3. Para finalizar friccione a parte superior e inferior de cada pé, em movimentos deslizantes e sucessivos feitos com as mãos, sempre no sentido dos dedos, para o alto dos pés. Com a circulação sanguínea harmonizada você irá perceber que o corpo todo receberá estímulos para desacelerar e de relaxar, proporcionando assim uma boa noite de sono.
- dicas básicas para deslizamentos:
a. Deslizamento rápido: segurando um dos pés com as duas mãos, desliza-se rapidamente dos dedos dos pés em direção do calcanhar, várias vezes ente movimento poderá ser feito com um pouco mais de pressão, desde que não machuque. Repeti-se o processo no o outro pé. Finalidade: aquecimento e dinamização da energia, utilizado quando precisamos de energia, ou de vigor físico.
b. Deslizamento suave: com as palmas e dedos das mãos se realizar deslizamentos suaves e lentos sobre toda a superfície dos pés, sempre na direção dos dedos dos pés para o calcanhar, já este movimento a pressão é leve e sutil. Repete-se o processo no outro pé. Finalidade: Sensação de relaxamento, desaceleração, auxilia a melhorar a qualidade do sono, utilizado quando necessitamos harmonizar nossas energias, ou antes, de dormir.



Nenhum comentário:
Postar um comentário