O que é Dremagem Linfática
08/05/2013.
...
Ela surgiu em Paris no ano de 1932, porém apresentada oficialmente por Emil Vodder em 1936, mas parece coisa que surgiu agora, não? Nunca se ouviu falar tanto nesta massagem, que é terapêutica, mas que traz benefícios fisiológicos, ajudando a drenar a retenção de líquido intersticial do nosso organismo.
A técnica de drenagem linfática consiste em sessões consecutivas de massagens, que podem ser manual ou com ajuda de aparelhos e tem a finalidade de primeiramente abrir os linfonodos para que em seguida após a sua liberação, os líquidos intersticiais passarem por eles e assim finalmente serem liberados do nosso organismo por meio da urina. Ela previne e diminui o acúmulo excessivo de liquido, proporcionando uma sensação de leveza e bem-estar corporal.
Atualmente ela é utilizada bastante para fins estéticos, pois diminui inchaço devido à retenção hídrica, que não tem nada a ver com o acúmulo de gordura do organismo. Para se obter um bom resultado a drenagem, além dela ser aplicada semanalmente, tem que ser auxiliada com uma nova postura alimentar, acompanhada de uma nova habilitação física, através de exercícios ou uma simples caminhada diária de 40 minutos.
A drenagem não pode deixar marcas no corpo, embora seja feita pela pressão dos dedos e da palma da mão, são movimentos leves e seguros, e só pode ser aplicada pelo especialista da área. Pois, além de ter que saber aplicar as manobras de evacuação e captação, o mesmo têm que saber conduzir todo líquido intersticial que terá que seguir sempre o fluxo regular da linfa, ou seja, o trajeto linfático, até chegar em cada linfonodos, para que se possa fazer assim o bombeamento correto do líquido. A drenagem pode ser feita em todo o corpo e face, e assim drenando todo excesso de liquido intersticial do nosso organismo.
As manobras têm que ser feitas com as mãos acopladas ao tecido a ser drenado de forma firme, porém suave e quase em processo lento. E por último, jamais se utiliza qualquer tipo de óleo ou creme na aplicação da Drenagem Linfática.
...
Ação Fisiológica das Manobras de Drenagem:
• Dinamização do peristaltismo dos coletores e, consequentemente, aumento do ritmo natural que se prolonga por horas após a drenagem.
• Desentupimento sistemático das vias de acesso à região afetada
• Suavização e "desfibragem" minuciosa da organização conjuntiva.
• Solicitação máxima da reabsorção
• Eliminação progressiva nas principais zonas de drenagem da estase (estagnação) dos tecidos e de todos os resíduos tóxicos resultantes do traumatismo.
Efeitos Positivos:
• Melhor oxigenação
• Melhora a defesa e ação antiinflamatória
• Aumento do potencial reparador
• Dinamização de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização


Nenhum comentário:
Postar um comentário