Tratamento Terapêutico com Shiatsu

O Shiatsu...

 10/05/2013.


Não é uma massagem, ele é um método terapêutico que utiliza a pressão dos dedos, palma das mãos, braços, antebraços, cotovelos e os pés sobre os pontos de Acupuntura para liberações das tensões musculares acumuladas no dia a dia. O objetivo do Shiatsu é equilibrar o fluxo energético nos meridianos, pois vivemos diariamente em constante desequilíbrio ou stress. O desequilíbrio deste fluxo pode ocasionar excesso ou falta de energia em determinadas partes do corpo, gerando assim doenças.
Somente um especialista pode aplicar Shiatsu, pois o nosso corpo é feito de meridianos (falarei em outra postagem deles) e eles funcionam para equilibrar o nosso organismo, cada meridiano tem um órgão do corpo representado e estes meridianos seriam as linhas ou trilhos por onde passa o fluxo eletromagnético, ou energia Ki.
Existem 59 meridianos para conduzir a energia pelo corpo. Desses, 14 meridianos são considerados importantes, sendo 12 principais (meridiano dos pulmões, intestino grosso, estômago, baço-pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, circulação-sexo, aquecedor, vesícula biliar e fígado) e 02 extras, ou maravilhosos (meridiano do vaso da concepção e governador); os outros, destituídos de pontos próprios, são chamados de meridianos virtuais, somente se manifestando nos estados patológicos, e os meridianos de ligação, chamados de vasos secundários.
Os 12 meridianos principais são pares e simétricos bilaterais, responsáveis pelo funcionamento dos "órgãos primários", e os 02 outros meridianos são ímpares, passam verticalmente pelo centro do corpo e têm como função regular o fluxo de energia Ki dos outros 12 meridianos.
O Shiatsu, assim como a Acupuntura, atua exatamente na origem desses desequilíbrios, interrompendo o processo de adoecimento do indivíduo, harmonizando as polaridades energéticas, equilibrando mente e corpo. Com o estudo neurofisiológico da Acupuntura do Shistsu, a ciência moderna já reconhece que a técnica proporciona a homeostasia (equilíbrio) do organismo, liberando algumas substâncias tais como: endorfinas, serotonina e ácido gama aminobutanóico (GABA) e outros.

Shiatsu Com Pés Descalços e Zen Shiatsu... Artes oriundas do Shiatsu Tradicional...

 19/05/2013.


A medicina tradicional chinesa nos ensina que todo ser vivo tem capacidade de autorregulação natural, refletindo assim a conexão entre o ser humano com o meio e com sua própria fisiologia, ou seja, com a sua homeostase. Sendo as relações de ordem física, emocional ou mental do organismo com o meio trabalhado e reorganizado pelas vivências e a práticas da capacidade de autorregulação natural de cada ser.

Nem sempre o nosso organismo está harmônico e assim pode começar apresentar uma série de manifestações sintomáticas, mas com a prática de algumas terapias integradas e com a consciência da autorregulação podemos restaurar o seu equilíbrio dinâmico mediante ajustes de remoção de resíduos metabólicos emocionais ou a energização de carências orgânicas, essas remoções ou energizações poderão ser reequilibradas com o auxilio de diversas práticas terapêuticas que interatuam com o ser de forma integral podem fazer com que o corpo retorne a sua capacidade de equilíbrio e de autorregulação, dentre estas práticas terapêuticas podemos destacar o zen shiatsu e o shiatsu de pés descalços, ambos têm sua origem no shiatsu tradicional.

O zen shiatsu foi idealizado por Shizuto Masunaga, que tem em sua tradução como “meditação através do toque”, pois que a filosofia zen tem como premissa a busca da iluminação através do autoconhecimento. O tratamento com o zen shiatsu ativa e adéqua a energia Qi, tanto do terapeuta como a do interagente, originando em si uma relação terapêutica entre ambos, através da meditação e aplicação do shiatsu.

O shiatsu de pés descalços foi desenvolvido por Shizuko Yamamoto, e sua aplicação é feita com os pés sobre o corpo de interagente, e o terapeuta em determinados momentos utiliza-se de pisadas parciais e em outros com pisada total, que são realizadas com os dois pés, sobre o corpo de interagente. As manobras irão depender das patologias a serem tratadas ou dos estímulos necessários a serem feitos, para cada organismo que irá ser tratado.

O ritmo da aplicação, de ambas as técnicas, é mais lento e concentrado aos pontos e seus meridianos, pois o shiatsu dos pés descalços tem em sua função a ação gravitacional e assim o terapeuta deverá ter maior atenção para não machucar de interagente, e o zen shiatsu deposita uma maior concentração pela prática meditativa entre terapeuta e interagente.

A escolha da técnica a ser utilizada vai da necessidade do interagente e do olhar medicinal do terapeuta, pois a vivência e a práticas são de grande importância, quando se tratando de técnicas complementares e integrativas. Cabe ao terapeuta buscar a origem do desequilíbrio e tratá-lo, após uma criteriosa avaliação prévia, e assim aplicar o melhor tratamento de forma individualizada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário