segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resolvendo Respirar Felicidade...

Certo dia, conversando com um amigo querido, estravamos a falar sobre o respirar nosso de cada dia, a forma com que respiramos hoje em dia, ou a falta de atenção que temos para este bem maior de nossa vida... antes de nos alimentarmos, necessitamos dela a respiração, este bem vem antes de qualquer um outro, ela nos dar o Ki a Energia Vital, a qualidade de nossas vidas vem a partir dela, gesto simples de inspirar e expirar o ar...
E assim, acreditando que parte do nosso stress diário vem do principio que não respiramos adequadamente... por isso, vivemos mal, dormimos mal... E assim, a qualidade de nossas vidas é tão ruim.
Antes de mais nada, preste atenção a sua respiração, como vai? Vai bem?

Se não, temos que ver o que vai mal. Primeira coisa, o seu fôlego quanto tempo você consegue ficar sem respirar, quanto menor o fôlego é sinal que sua respiração esta curta e rasa. A respiração tem que ser longa e profunda para que possamos ter uma qualidade de vida boa.

Como perceber se a respiração não vai bem? Como disse anteriormente, ou se você corre um pouco e o coração quer sair pela boca, ou sobe alguns lances de escada e começa a ver tudo rodando, é sinal que tudo vai mal.

Mas, com algumas motivações e práticas respiratórias conseguiremos atingir uma respiração adequada. Nada está perdido em poucas semanas conseguirá melhorar bastante e em alguns meses nem se reconhecerá.

O primeiro passo já foi dado: Ele o reconhecimento deste mal uso da respiração, pois ela deve ser longa e profunda. E este também deve ser o nosso primeiro estímulo, comece a respira demoradamente e mais profundo do que o habitual, nos primeiros instantes pode ser cansativo e estressante, mas insista vale à pena. 
E assim comece o exercício de respiração, ela tem que iniciar no nariz (nunca pela boca) e atingir o diafragma, músculo que está entre entre o tórax e o abdômen, estufando pouco a barriga e depois sair lentamente até a sua boca, esvaziando assim totalmente o ar inspirado. Para facilita o entendimento, observe um bebê respirando e veja que ele respira profundamente e que movimenta o abdômen, pois esta é a forma mais natural de respiração que esquecemos com passar do tempo.
Isso acontece porque quando respiramos profundamente enviamos uma mensagem para o nosso cérebro se acalmar e relaxar e assim todo o nosso corpo entende a mensagem e por isso, em poucos segundo o nosso corpo entra em processo de harmonização e equilíbrio.   

Este processo de respiração deve ser feito em torno de 10 a 15 vezes repetidamente para começar. No entanto, surgindo tonturas ou pequenas sincopes é recomendado que se pare e respire de forma habitual e que lhe seja confortável, depois retorne a prática e conclua a mesma por umas, duas ou três vezes ao dia. Depois de duas semanas a prática pode ser feita quantas vezes for necessário.
No decorrer da jornada repare que sua qualidade de vida vai mudar, pois o intestino irá funcionar melhor, assim com o sono, o humor e consequentemente a forma de lidar com a situações da vida não será mais a mesma.A prática da respiração profunda nos leva ao reconhecimento do essencial, nos lembra de onde viemos, do começo, do necessário e do simples... isso nos faz nos sentir plenos e contentes com o que nos cabe e convêm. Ou seja, nos faz pessoas gratas, sem preconceitos, pessoas melhores... e isso é sinônimo de felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário